HABACUQUE (Hc)
AUTOR
O nome “Habacuque” significa “abraço” ou significando que ele foi “abraço
por Deus” e, desse modo, fortalecido por ele para sua difícil tarefa, ou “abraçando
outros”, dessa maneira encorajando-os nos tempos de crise nacional.
A notação musical encontrada em 3.19 pode indicar
que Habacuque era qualificado para liderar a adoração no templo como um membro
da família levítica. O profeta está imbuído de um senso de justiça, o qual não
o deixará ignorar a violenta injustiça existente em volta dele. Ele também
aprendeu a necessidade de levar as questões mais importantes sobre a vida para
Aquele que criou e redime a vida.
DATA
Aproximadamente 606 ou 607 a. C. Escrito provavelmente
durante o reinado do ímpio rei Jeoaquim, antes de Judá ser subjugado por
Nabucodonosor. Há citações da ferocidade dos caldeus, ausência de qualquer
referência a Nínive e preocupação quanto a violência de Judá. O profeta
evidentemente viveu no período babilônico (caldeu). Muitos eruditos fixam o tempo
da profecia durante o reinado de Jeoaquim. Diz nos versículos 1:5-11 que foi
quando os caldeus (Babilônia) estavam se levantando. Então, deve ser acerca dos
anos 625-607 a.C. No ano 606 a.C. houve a primeira deportação de Judá para a
Babilônia.
CONTEXTO
HISTÓRICO
Habacuque viveu durante um dos períodos mais
críticos de Judá. Seu país havia caído do auge das reformas de Josias para as
profundezas do tratamento violento de seus cidadãos, medidas opressoras contra
o necessitado e a ruína do sistema legal. O mundo localizado ao redor de Judá
estava em guerra, com a Babilônia levantando-se em ascensão sobre a Assíria e
Egito. A ameaça de invasão do Norte foi adicionada à desordem interna de Judá. Habacuque,
provavelmente, tenha escrito durante o intervalo entre a queda de Nínive, em
612 a.C. e a queda de Jerusalém, em 586 a.C.
CENÁRIO
POLÍTICO
Do ponto de vista internacional, a luta pelo poder
entre Assíria, Babilônia e Egito, favorecia a Babilônia. Habacuque e Jeremias
foram contemporâneos, profetizaram para o reino do sul, que se precipitava para
um colapso.
TOTAL DE CAPÍTULOS: 3
VERSÍCULO
CHAVE: 1.13, 2.4 e 3.19
OBJETIVO
DE HABACUQUE
Enfatizar a santidade divina ao julgar o violento
reino de Judá pelos seus pecados, muito embora Deus tivesse usado uma nação
ainda mais iníqua para executar tal julgamento.
ASSUNTO
O justo viverá pela fé
PALAVRA
CHAVE: Fé
CONTEÚDO
O Livro de Habacuque dá um relato de uma jornada espiritual, contando sobre a trajetória de um homem que vai da duvida à adoração. A diferença entre o início do Livro (1.1-4) e o final do livro (3.17-19) é impressionante.
O Livro de Habacuque dá um relato de uma jornada espiritual, contando sobre a trajetória de um homem que vai da duvida à adoração. A diferença entre o início do Livro (1.1-4) e o final do livro (3.17-19) é impressionante.
Nos primeiros quatro versículos, Habacuque é
oprimido por circunstância existente ao redor dele. Ele não consegue pensar em
nada além da iniqüidade e da violência que ele vê entre o seu povo. Embora Habacuque
se dirija a Deus (1.2), ele crê que Deus se retirou do cenário da terra: as
palavras de Deus foram esquecidas; suas mãos não se manifestam; Deus não pode
ser encontrado em lugar algum. Os homens estão na direção, e os homens vis, por
isso mesmo, também. E eles agem como seria esperado que agissem os homens sem o
controle de Deus. Estas palavras e frases descrevem a cena: “iniqüidade...
Vexação... Destruição... Violência... Contenda... Litígio... A lei se
afrouxa... A sentença nunca sai... O ímpio cerca o justo... Sai o juízo
pervertido”.
Quão diferente é a cena nos três últimos versículos do livro (3.17-19)! Tudo mudou. O profeta não é mais descontrolado, nem ansioso por causa das circunstâncias, pois sua visão foi elevada. Questões temporais não mais ocupam seus pensamentos, mas seus pensamentos estão nas coisas do alto. Ao invés de estar sendo regido por considerações mundanas, Habacuque fixou sua esperança em Deus, pois ele percebe que Deus tem interesse em suas criaturas. Ele é a fonte da alegria e força do profeta. Habacuque descobriu que ele foi feito para algo acima: “E me fará andar sobre as minhas alturas” (3.19). As palavras do último parágrafo contrastam vividamente com aquelas no primeiro: “... Eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. Jeová, o Senhor, é a minha força... Pés como os das cervas... Andar sobre as minhas alturas” (3.18,19). Assim, Habacuque foi da queixa à confiança, da dúvida à adoração, do homem a Deus, dos vales aos montes altos.
Quão diferente é a cena nos três últimos versículos do livro (3.17-19)! Tudo mudou. O profeta não é mais descontrolado, nem ansioso por causa das circunstâncias, pois sua visão foi elevada. Questões temporais não mais ocupam seus pensamentos, mas seus pensamentos estão nas coisas do alto. Ao invés de estar sendo regido por considerações mundanas, Habacuque fixou sua esperança em Deus, pois ele percebe que Deus tem interesse em suas criaturas. Ele é a fonte da alegria e força do profeta. Habacuque descobriu que ele foi feito para algo acima: “E me fará andar sobre as minhas alturas” (3.19). As palavras do último parágrafo contrastam vividamente com aquelas no primeiro: “... Eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. Jeová, o Senhor, é a minha força... Pés como os das cervas... Andar sobre as minhas alturas” (3.18,19). Assim, Habacuque foi da queixa à confiança, da dúvida à adoração, do homem a Deus, dos vales aos montes altos.
Se o centro do evangelho é a mudança e a
transformação, o Livro de Habacuque demonstra essa renovação evangélica. No
centro da mudança e no centro do livro, está este nítido credo da fé: “O justo,
pela sua fé, viverá (2.4). Para o profeta, a promessa é para proteção física em
tempo de grande sublevação. Quando a invasão, que foi predita, pelas forças
estrangeiras se tornar uma realidade, aquele remanescente justo, cujo Deus é o
Senhor, cuja confiança e dependência estão nele, será liberto, e eles viverão.
Para os escritores do NT, tais como Paulo e o autor de Hebreus, essa afirmação
de fé confiante se torna uma demonstração do poder do evangelho para dar a segurança
da salvação eterna.
PASSAGENS
NOTÁVEIS
2:4, a
estrela da manhã da Reforma, Rm 1:17; Hb 10:38.
2:14, o triunfo das missões.
2:15, a maldição aos que embriagam a outros.
3:17-18, uma fé que conquista tudo.
2:14, o triunfo das missões.
2:15, a maldição aos que embriagam a outros.
3:17-18, uma fé que conquista tudo.
CRISTO
REVELADO
Os termos usados em Habacuque 3.13 ligam a idéia de
salvação com o ungido do Senhor. As raízes hebraicas dessas palavras refletem
os dois nomes do nosso Senhor: Jesus, que significa “salvação”, e Cristo “o
ungido”. O contexto aqui é o grande poder de Deus manifestado em favor do seu povo,
através de um Rei davídico, que lhes traria libertação dos seus inimigos. O
Messias veio no tempo determinado (2.3; Gl 4.4), foi dado a ele o nome de
“Jesus” como a profecia pré-natal de seu ministério (Mt 1.21), e nasceu “na
cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lc 2.11).
Enquanto Habacuque espera pela resposta às suas
perguntas, Deus lhe concede o presente de uma verdade que satisfaz suas
ansiedades não-expressas, bem como apresenta a solução para sua situação
presente: “ O justo, pela sua fé, viverá” (2.4). O Apóstolo Paulo vê essa
afirmação da Hc como a pedra fundamental do evangelho de Cristo (Rm 1.16-17).
Cristo é a resposta para as necessidades humanas, incluindo a purificação do
pecado, o relacionamento com Deus e a esperança para o futuro.
ESBOÇO DE
HABACUQUE
I. As perguntas de Hc 1.1-17
Uma
pergunta acerca da preocupação de Deus 1.1-11
1) A
pergunta declarada: “Por que Deus não faz alguma coisa? 1.1-5
2) A resposta dada: “Porque eis que suscito os caldeus” 1.6-11
2) A resposta dada: “Porque eis que suscito os caldeus” 1.6-11
Uma
pergunta acerca dos métodos de Deus: “Por que Deus usa ímpios?” 1.12-17
II. A resposta de Deus 2.1-20
O profeta
à espera 2.1
A resposta do Senhor 2.2-20
A resposta do Senhor 2.2-20
1) O
alcance da resposta 2.2-3
2) A verdade central para os crentes 2.4
3) As conseqüências da verdade para os incrédulos 2.5-20
2) A verdade central para os crentes 2.4
3) As conseqüências da verdade para os incrédulos 2.5-20
III. A oração de Habacuque 3.1-19
O poder
do Senhor 3.1-16
1) Um
grito de misericórdia 3.1-2
2) O poder da natureza 3.3-11
3) O poder contra as nações 3.12-16
2) O poder da natureza 3.3-11
3) O poder contra as nações 3.12-16
A fé do
profeta 3.17-19
1)
Confiança apesar das circunstâncias 3.17-18
2) Confiança por causa de Deus 3.19
Fonte:
2) Confiança por causa de Deus 3.19
Fonte:
Bíblia Plenitude
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