Campanha do Terreno

A Paz de Cristo. Conseguimos conquistar a vitória de adquirir dois terrenos no Barro Branco para construir a sede da futura Igreja Metodista Wesleyana em Jardim Barro Branco. Contamos com sua ajuda, pois ainda estamos pagando um deles. Contribua. Seja Patrocinador.

WESLEYANOS

HISTÓRICO DENOMINACIONAL




Aos cinco dias do mês de janeiro de 1967, na Cidade de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro, foi fundada a Igreja Metodista Wesleyana, compondo-se inicialmente de ministros e leigos que militavam na Igreja Metodista do Brasil. As razões que deram origem à separação se basearam na doutrina do batismo com o Espírito Santo, como sendo uma Segunda benção para o crente e a aceitação da obra pentecostal, incluindo os dons mencionados na Bíblia Sagrada: Sabedoria, Fé, Ciência, Dons de Curar, Operação de Maravilhas, Profecia, Discernimento, Línguas, Interpretação de Línguas, como também cânticos espirituais, revelações e visões. Acrescentando-se ainda à realização da obra do avivamento espiritual, cânticos de corinhos, orações pelos enfermos, sem liturgia e protocolos nos cultos.
Às 14:00 horas da supra mencionada data, realizou-se a reunião que ficou chamada de “Reunião da Ponte”, em virtude da mesma ter sido feita sobre uma ponte no pátio da Fundação Getúlio Vargas, sob direção dos pastores Idelmício Cabral dos Santos e Waldemar Gomes de Figueiredo. Nessa ocasião ficou definitivamente fundada a Igreja Metodista Wesleyana, aceitando como forma de governo o centralizado com o Conselho Geral, seguindo-se em linhas gerais o regime metodista. Estavam presentes à esta reunião as seguintes pessoas: Idelmício Cabral dos Santos, Waldemar Gomes de Figueiredo, José Moreira da Silva, Francisco Teodoro Batista, Gessé Teixeira de Carvalho, Córo da Silva Pereira, José Mendes da Silva, Zeny da Silva Pereira, Dinah Batista Rubim, Ariosto Mendes, Wilson da Silva Mendes, Jacir Vieira e Antônio Faleiro Sobrinho.
Foi eleito o primeiro Conselho Geral, que ficou assim constituído: Superintendente Geral: Waldemar Gomes de Figueiredo; Secretário Geral: Gessé Teixeira de Carvalho; incluindo as três Secretarias: Missões, Educação Cristã e Ação Social; Tesoureiro Geral: Idemício Cabral dos Santos.
O movimento Wesleyano começou a se desenvolver gloriosamente, e foi convocado o Concílio Constituinte para se reunir na cidade de Petrópolis, dos dias 16 a 19 de fevereiro de 1967, ocasião em que foi organizada a Igreja. Novos obreiros vieram formar nas fileiras wesleyanas e vários evangelistas foram eleitos. Estava consolidada a Obra do Senhor. Os estatutos da Igreja foram aprovados e eleitos oficialmente os membros do Conselho Geral, que ficou assim: Superintendente Geral - Waldemar Gomes de Figueiredo; Secretário Geral de Missões - Gessé Teixeira de Carvalho; Secretário Geral de Ação Social – Oriele Soares do Nascimento; Secretário Geral de Finanças - Idelmício Cabral dos Santos; Presidente da Junta Patrimonial da Igreja Metodista Wesleyana - Francisco Teodoro Batista; Redator da “Voz Wesleyana” - Gessé Teixeira de Carvalho., Os membros do Concílio Constituinte são os organizadores da nova Igreja. São eles: Waldemar Gomes de Figueiredo, Idelmício Cabral dos Santos, Gessé Teixeira de Carvalho, José Moreira da Silva, Francisco Teodoro Batista, Antônio Faleiro Sobrinho, José Gonçalves, Isaias da Silva Costa, Alice Nely dos Santos, Pedro Moraes Filho, Daniel Pedro de Paula, Ezequiel Luiz da Costa, Tobias Fernandes dos Santos, Gessy dos Santos, Jair Magalhães, Sebastião Alves Moreira Nilson de Paula Carneiro, Joaquim R. Penha, José Barreto de Macedo, Sebastião Moreira da Silva, Letreci Teodoro, Derly Neves, Dilson Pereira Leal, Nacir Neves da Costa, João Coelho Duarte, Dinah Batista Rubim, Jeremias Gomes de Araújo, Oriele Soares dos Nascimento, Córo da Silva Pereira, Jedidad Hilda da Costa, José Marques Pereira, Helenice Bastos, Onaldo Rodrigues Pereira, Wilson Varjão, José M. Galhardo, José Tertuliano Pacheco, José Mendes da Silva, Clarice Alves Pacheco, Octavio Faustino dos Santos, Geraldo Vieira, Wilson R. Damasceno e Azet Gerd. Outros irmãos estiveram presentes mas não assinaram o livro contendo a ata de organiza ção.
O Concílio Constituinte elegeu uma Comissão de Legislação composta dos seguintes membros: Waldemar Gomes de Figueiredo, Idelmício Cabral dos Santos, Gessé Teixeira de Carvalho, José Moreira da Silva, Francisco Teodoro Batista, João Coelho Duarte, Oriele Soares do Nascimento, José Mendes da Silva, Córo da Silva e Onaldo Rodrigues Pereira, aos quais delegou poderes para preparar o Manual da Igreja Metodista Wesleyana, publicado em 1968.

PALAVRA DO BISPO ONALDO RODRIGUES

“O que foi o ano de 1967 para a Igreja Metodista Wesleyana? Diria que foi a resposta de Deus, atendendo ao anseio de um grupo de irmãos e irmãs que estavam insatisfeitos com os poucos resultados obtidos e a frieza espiritual, e sabedores que o Metodismo nasceu de um avivamento conhecido na história como o “avivamento do século XVIII”, a Igreja Metodista no mundo inteiro precisava continuar na “linha do esplendor sem fim”. E mais, todos os seguimentos evangélicos, principalmente os que buscavam uma experiência de avivamento, buscavam a renovação para suas denominações à luz do avivamento wesleyano. Portanto, não poderíamos perder aquele conceito de João Wesley: “pequenos grupos voluntários de crentes que vivem debaixo da palavra de Deus, uma vida de disciplina e piedade comunitária, pondo-se nas mãos do Espírito Santo para serem utilizados como levedura na renovação total do corpo da igreja”.
Creio que respondo também a pergunta. “O que foi o ano de 1967 para a IMW?”, dizendo: o Metodismo brasileiro precisava de uma renovação. Ele estava distorcido de suas origens gloriosas. Nossa ânsia, nossa angústia, era para que ele retomasse a sua “linha de esplendor sem fim”. E assim nós nos firmamos naquele que é “O mesmo ontem, hoje e será para todo o sempre”. Sendo assim, e convictos de que era da vontade soberana de Deus, foi criada a IMW no dia 05 de Janeiro de 1967, nas dependências do colégio Getúlio Vargas, na cidade de Nova Friburgo. Sua organização oficial foi no concílio constituinte realizado dos dias 16 a 19 de Fevereiro de 1967. O presidente do Concílio Constituinte, Pr. Waldemar Gomes de Figueiredo, apresentou ao plenário de abertura dos trabalhos resoluções do primeiro encontro com pastores e leigos realizado no dia 05 de Janeiro:
1º - O grupo adotou o nome de Igreja Metodista Wesleyana;
2º - Elegeu o Pr. Waldemar Gomes de Figueiredo como Superintendente Geral;
3º - O Pr. Gesse Teixeira de Carvalho – Secretário Geral de Missões;
4º - Pr. José Moreira da Silva – Secretário Geral de Educação Cristã;
5º - Pr. Oriele Soares do Nascimento – Secretário Geral de Ação Social;
6º - Pr. Idelmício Cabral dos Santos – Secretário Geral de Finanças;
7º - Pr. Francisco Teodoro Batista – Secretário Geral do Patrimônio.
Após apresentar os nomes com os respectivos cargos o Sr. Presidente diz da necessidade do Concílio homologar tais iniciativas, o que foi feito por unanimidade. A seguir, foi criado o órgão oficial. Vários nomes foram sugeridos, tendo maior aceitação “Voz Wesleyana”, sendo eleito o Pr. Gesse Teixeira de Carvalho seu 1º redator. Foi deslumbrante o encerramento do Concílio Constituinte. Dia 19 de Fevereiro chovia torrencialmente. Diversas caravanas ficaram impedidas de chegar a Petrópolis. À noite, no clube D. Pedro, a mensagem dada pelo Pr. Wilson Régis, culto cheio da manifestação dos dons espirituais e elevada edificação dos crentes. Após a mensagem, o presidente apresenta os primeiros seminaristas eleitos no Concílio para o seminário Teológico em Belo Horizonte. Foram os seguintes jovens: Anaurelino Martins de Souza; Oséias Macedo de Queiroz e Uziel Athaide Pereira. O momento era de verdadeiro enlevo espiritual, quando o Superintendente Geral começou a ler as primeiras nomeações pastorais para o exercício de 1967. Quatro distritos e 30 igrejas, assim distribuídos: 1º. Distrito da Guanabara, com 8 igrejas; 2º. Distrito da Baixada Fluminense, com 9 igrejas; 3º. Distrito Norte Fluminense, com 4 igrejas e 4º. Distrito Sul Fluminense, com 4 igrejas. Ao apagar as luzes do concílio, todos podiam dizer: está consolidada a Igreja Metodista Wesleyana – louvado seja o Senhor Jesus por tantas bênçãos recebidas em tão pouco tempo de atividade. Deixamos o monte onde a presença e a glória do Senhor foi tão real e voltamos ao sopé da montanha para o encontro com o povo necessitado do poder libertador do evangelho. Esse foi nosso compromisso assumido no Concílio Constituinte: no mês de abril, dias 20 e 23: 1ª Convenção dos Jovens; 1º Diretor Wilson Damasceno; Mês de Maio/67 – cinco novas igrejas foram organizadas. 16 a 19 de Maio: 1º Retiro Espiritual dos Obreiros; Junho/67 mais três igrejas organizadas. Total 38 igrejas. Dia 9/7/67, às 15:00 horas, foi inaugurado o primeiro templo Wesleyano no Parque Fluminense. No mês de Setembro/67 já éramos 42 igrejas e 20 congregações, 61 pontos de evangelização. Seis estados da federação já haviam sido alcançados. Outubro/67 com novas igrejas organizadas, chegamos a 48 igrejas. Nos dias 10-12 de Novembro, nas dependências do ginásio Caio Martins, foi realizada a primeira Convenção de Adultos, com 84 delegados inscritos. Chegamos ao final do ano de 1967 com 50 igrejas em 6 distritos e 3 áreas missionárias com 5 igrejas e um total de 2.788 membros. Amados irmãos, no início, um sonho, uma aventura, diriam alguns. Hoje, gloriosa realidade!

Glória a Deus – Aleluia!”

PALAVRA DO BISPO SEBASTIÃO CALEGARI

“Raramente encontramos um wesleyano que não conheça a importância do ano de 1967 para a Igreja Metodista Wesleyana.
Nossa história se baseia nos motivos que desencadearam a famosa “reunião da ponte” quando foi formado o embrião da IMW, no dia 05 de janeiro de 1967.
Graças a Deus, nossa Igreja tem uma história baseada em posicionamento apostólico e motivação missionária. Doutrina e ação missionária são dois ingredientes dos mais importantes na constituição da IMW.
Na verdade, a História da IMW representa um conjunto de histórias das mais interessantes. Só para referenciar, mencionamos a figura impar do Bispo Gessé Teixeira de Carvalho de saudosa memória, cuja obra em seu conjunto representa uma fonte de inspiração para todos os que o conheceram de perto e para aqueles que aprenderam a admirar seu nome, definitivamente identificado com a IMW.
Todavia, nestes quarenta anos de existência da IMW, não podemos deixar de refletir sobre os postulados de “67”, que devem ser considerados sob duas perspectivas:
a) Primeiramente, como uma plataforma de lançamento para uma obra verdadeiramente levantada por Deus, de cuja importância pessoa alguma de bom senso ousaria contestar, pois os frutos desta Obra falam por si mesmos, em alto e bom som!
b) Em segundo lugar, como um marco regulatório de visão apostólica contextual, que não deve ser violado sob hipótese alguma. Como o saudoso Bispo Gessé nos ensinou a cantar: “em 67, Deus nos levantou...”.
Os postulados de 67 representam a essência da Igreja Metodista Wesleyana, um compromisso profético do qual a IMW jamais poderá se desvencilhar. Neles se inserem, além da doutrina e ação missionária, também a comunhão fraternal e um forte sentimento de louvor e adoração, cuja importância para a IMW jamais deverá ser esquecida pelos que dela fazem parte.”


Hoje podemos dizer com orgulho que nossa igreja está estabelecida além da fronteira nacional nos seguintes países, na maior parte deles com templo próprio: Argentina (3), Paraguai,(3) Bolívia (1), Portugal (15 ), Moçambique(4) e Japão (1) além disso temos missionários trabalhando em parceria representando nossa igreja nos seguintes lugares: Norte da África, Bélgica, Quirguistão e Azerbaijão.

DA DIVISÃO TERRITORIAL

Art. 74 – A área abrangida pela Igreja Metodista Wesleyana divide-se em regiões eclesiásticas e campos missionários
§ 1º - As Regiões Eclesiásticas subdividem-se em distritos e estes em igrejas
§ 2º - Os campos missinonários subdividem-se em setores e igrejas

1ª Região Eclesiástica: Bispo Elisiário Alves dos Santos
Distritos de – Cabo Frio, Campos, Duque de Caxias, Itaipava, Macaé, Mantiquira, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis.

2ª Região Eclesiástica: Bispo Sebastião Calegari
Distritos de – Belo Horizonte, Muriaé, Cachoeiro de Itapemirim, Brasília, Vitória, Governador Valadares, Contagem, Juiz de Fora, Uberlândia, Teixeira de Freitas, Jequié, Caxambú, Uberaba, Vila Velha, Ipatinga, Teófilo Otoni, Betim, Campo Missionário de Tocantins.

3ª Região Eclesiástica: Bispo Anderson Calebe Soares de Almeida
Distritos de – Presidente Prudente, Vila Nivi, Taubaté, Itaquera, São Vicente, Ermelino Matarazzo, Ribeirão Preto, Cotia, Guarulhos, Campo Missionário do Centro-Oeste.

4ª Região Eclesiástica: Bispo Jamir Fernandes Carvalho
Distritos de – Porto Velho, Manaus, Jí-Paraná, Rolim de Moura, Vilhena, Ouro Preto, Norte Sul, Centro Oeste, Rio Branco, Campo Missionário, Frentes Missionárias, Setores do Campo Missionário.

5ª Região Eclesiástica: Bispo Sinvaldo Corrêa Coelho
Distritos de – Maringá, Ibaití, Curitiba, Sant`Ana do Livramento, Catarinense, Serra Gaúcha, Campo Missionário do Uruguai.

6ª Região Eclesiástica: Bispo Roberto Amaral
Distritos de – Barra do Piraí, Barra Mansa, Campo Grande, Grajaú, Jardim América, Jacarepaguá, Nilópolis, Nova Iguaçu, Resende, São João de Meriti, Volta Redonda e Bangu.

Região Eclesiástica Missionária do Nordeste: Bispo José Damião Rodrigues de Souza
Distritos de – Aracaju, Caruaru, João Pessoa, Missionário, Recife, Natal, e Campo Missionário do Amapá.

Região Eclesiástica Européia: Bispo Oséas Macedo de Queiroz
Distritos de – Campo Missionário Estrangeiro – Europa Central, Campo Missionário de Lisboa, Campo Missionário Estrangeiro – Espanha, Distrito do Norte, Distrito do Sul.

           http://www.wesleyanahost.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe seu recado

Pesquisar